terça-feira, 21 de junho de 2011

Trabalhadores rurais protestam e fecham a rodovia BR-316 em Atalaia

Cerca de 300 trabalhadores rurais bloquearam a BR-316 nos dois sentidos (próximo ao posto de Polícia Rodoviária Federal) na manhã desta segunda-feira (20). Eles cobraram do Governo do Estado e Incra a conclusão de estradas e da Eletrobras a regularização do abastecimento de energia.
A mobilização foi realizada pelos moradores do Povoado Ouricuri, da Zona Rural de Atalaia, em conjunto com às famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Eles  reivindicaram, ainda, condições estruturais para a região, que agrega um dos maiores números de assentamentos e acampamentos do Estado.
Em questão, estão a estrada principal de acesso ao Povoado Ouricuri, a qual depende do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-AL) para ser concluída, e as estradas já iniciadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que dão acesso aos assentamentos Varese, Brasileira, Ipê Amarelo e São Macário. Estas últimas apresentam, segundo a diretora Estadual do MST, Débora Nunes, a situação é crítica porque crianças têm de se deslocar à pé por cerca 8 km para ir a escola.
Com relação a Eletrobrás, a reivindicação é pela regularização do abastecimento de energia elétrica, que, segundo os trabalhadores, é sempre oscilante. “Falta energia constantemente, já tendo ficado por até 5 dias sem eletricidade em algumas áreas”, relata a dirigente. A articulação para mobilizar a comunidade aconteceu entre o MST e a Associação de Moradores do Povoado Ouricuri, que sofrem de situação comum na região.
O pano de fundo das reivindicações é a necessidade de infra-estrutura para assentamentos de Reforma Agrária poderem produzir, escoar a produção e viverem com dignidade em seus territórios. As famílias necessitam, além do acesso à terra, de assistência técnica qualificada e condições infra-estruturais básicas como distribuição de água e energia, estradas e pontes de acesso, escolas, postos de saúde, tudo de responsabilidade do Poder Público.
Por volta das 15h30 o bloqueio foi encerrado, depois que policiais do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) esteve no local. Técnicos do Incra e da Eletrobrás marcaram uma reunião para ocorrer nesta terça-feira (21), às 9 horas, na sede do Departamento de Estradas e Rodagens de Alagoas (DER/AL).


Fonte: Com Assessoria
Tudo na Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário