quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Câmara de Atalaia realiza audiência pública sobre fornecimento de eletricidade

por Assessoria
Uma Audiência bastante concorrida, coisa inédita em Atalaia, foi o que se viu na manhã desta quarta-feira (16/11) no prédio sede da Câmara Municipal de Atalaia. Estiveram presente os Diretores da Eletrobras, O Prefeito Chico Vigário, Os Vereadores, O Juiz Dr. Alfredo Mesquita, representantes da Arsal, Ministério Público, Igreja Católica, Associações, Comercio e populares. Os debates foram constantes e em certo momentos acalorados.
O primeiro a usar a tribuna foi o Vereador Marconde Barros, autor da proposta da audiência pública, sendo bastante sereno e objetivo, focando no descaso da Eletrobras com os atalaienses e direcionando suas ações para a efetivação de medidas que venham a reverter o caos que se instalou em Atalaia. Marconde Barros solicitou em caráter de urgência que fosse enviado uma viatura para facilitar os plantões na cidade, pois a que lá existe muitas vezes ao invés de fazer socorro é socorrida. Focou também na reativação da Subestação da antiga Comesa, que seria a redenção de atalaia, citando que a subestação que serve ao município é sediada na cidade de Capela, município muito menor que Atalaia. O vereador mostrou-se também muito preocupado com a falta de informação da população a respeito dos procedimentos quanto as perdas de equipamentos eletrônicos, algo que vem se alastrando no município.
O prefeito Chico Vigário, por sua vez foi incisivo em manifestar o seu descontentamento com a qualidade dos serviços da Eletrobras a população local, concordando com a ideia de Marconde Barros, sinalizando com o envio a Câmara Municipal de um Projeto que faz doação da antiga Subestação da Comesa a Eletrobras para a devida reativação. Já o Dr. Alfredo Mesquita afirmou que o problema é único e exclusivo de falta de investimento por parte da Eletrobras e que as constantes interrupções de energia tem afetado a Justiça como um todo, especialmente a Eleitoral no Recadastramento Biométrico.
Por sua vez os representantes da Eletrobras elegeram as queimadas nos canaviais como a grande vilã, argumento que foi prontamente combatido pelos demais Vereadores, participantes e representantes da Usina Uruba. Todos concordando ser sim um dos problemas, porem não o principal, pois a necessidade de um equipamento denominado tecnicamente de "Religador", adicionado a falta de investimento e manutenção seguido da ausência de uma subestação local resulta na combinação perfeita para o calamidade que atinge Atalaia.
Ao final ficou acordado os seguintes tópicos abaixo:
1 - 01 (Uma) Viatura para SOCORRO (Veículo novo para os socorrista de plantão em Atalaia) - IMEDIATO (AMANHÃ);
2 - 02 (dois) Plantonistas permanentes na cidade - IMEDIATO (AMANHÃ);
3 - Revisão Geral das fiações de Alta Tensão do Município - Até 15 dias P/ CONCLUIR;
4 - Instalação de um 'LIGADOR DE LINHAS" na nova linha Atalaia/Capela - Até 45 dias P/ CONCLUIR;
5 - Reativação da "SUBESTAÇÃO da antiga COMESA" - até 1 ano e meio P/ CONCLUIR;
6 - DOAÇÃO do terreno onde funcionava a Subestação da COMESA pela Prefeitura a Eletrobras (Para Reativação da mesma);
7 - Compromisso do Legislativo em colocar em pauta e aprovar em caráter emergencial o Projeto de Doação do referido terreno;
8 - Reunião Educativa com a Usina Uruba e demais Usinas sobre as QUEIMADAS DE CANA - SEXTA-FEIRA.
9 - Ampla divulgação com os consumidores sobre como PROCEDER EM CASO DE DANOS CAUSADOS A EQUIPAMENTOS;
10 - Compromisso de uma 2. AUDIÊNCIA PÚBLICA, em meados de Janeiro (Data a ser confirmada, provavelmente há 60 dias), para AVALIAR se as medidas surtiram os efeitos esperados.
Fonte:  cadaminuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário